I Conferência Nacional das Mulheres Indígenas chega ao fim com lançamento da “Carta Pela Vida e Pelos Corpos-Territórios” e propostas para a construção da Política Nacional para Mulheres Indígenas

 

“Nosso corpo é território! Somos as guardiãs do planeta pela cura da terra!”. É o que afirma a  Carta Pela Vida e Pelos Corpos-Territórios lançada hoje (06/08), durante o encerramento da I Conferência Nacional das Mulheres Indígenas. 

O documento é resultado das 49 propostas priorizadas após as discussões realizadas no evento e durante as sete etapas regionais preparatórias. Publicadas no caderno de resoluções da conferência, as propostas se dividem em cinco eixos temáticos: Direito e Gestão Territorial; Emergência Climática, Políticas Públicas e Violência de Gênero; Saúde; e Educação e a Transmissão de Saberes Ancestrais para o Bem Viver. 

O material com as 49 propostas servirá de base para a criação da Política Nacional para Mulheres Indígenas. Também foi anunciada durante o evento a portaria que estabelece um grupo de trabalho autônomo, interministerial e colaborativo, responsável pela elaboração da minuta dessa política. 

 

Leia a carta na íntegra.

Compartilhe:
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support