A IV Marcha das Mulheres Indígenas chegou ao fim, nesta quinta-feira (7/8), com a presença de mais de 5 mil mulheres indígenas em Brasília (DF), de mais de 100 diferentes povos, representando todos os biomas do país. Este ano, a marcha foi realizada junto da 1ª Conferência Nacional de Mulheres Indígenas.
Em ato de encerramento, durante a manhã, as mulheres indígenas marcharam até a Praça dos Três Poderes e realizaram a entrega ao Congresso Nacional da “Carta dos Corpos-Territórios em Defesa da Vida“, documento que visa fortalecer e desenvolver políticas públicas diferenciadas em prol dos povos indígenas e que foi resultado das 49 propostas priorizadas da 1ª Conferência Nacional de Mulheres Indígenas, após as discussões realizadas no evento e durante as sete etapas regionais preparatórias.
Em documento final da IV Marcha das Mulheres Indígenas, as mulheres guerreiras da ancestralidade reafirmam ao mundo que “estamos em permanente processo de luta em defesa dos Corpos-Territórios. […] Somos guardiãs do planeta pela cura da terra.”