ANMIGA lança cartilha eleitoral para Candidatas Indígenas

A ANMIGA (Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade) lança nesta segunda-feira (23) uma cartilha eleitoral voltada especificamente para candidatas indígenas. A ideia é fortalecer ainda mais a participação política das mulheres originárias neste período de campanhas eleitorais, ajudando a ampliar a bancada indígena no parlamento das diversas cidades brasileiras.

Nestas eleições de 2024, se consideradas as candidaturas para todos os três cargos, 2.479 candidatos se declararam pessoas indígenas, representando 0,55% do total. O número aponta uma alta de 14,13% em relação a 2020. O crescimento foi notado em todas as regiões do Brasil. Dos atuais candidatos, 911 (36,75%) são mulheres.

A cartilha, desenvolvida pela ANMIGA em parceria com os escritórios Cravo & Santana – Advocacia e Peccinin & Alessi – Advocacia, é uma ferramenta essencial para o letramento político das mulheres indígenas que pretendem disputar cargos nas eleições. Seu conteúdo aborda desde as especificidades das federações partidárias até os detalhes da arrecadação de fundos e da propaganda eleitoral, oferecendo orientações claras sobre como enfrentar os desafios do processo eleitoral.

Com uma introdução que relembra o histórico de lutas da ANMIGA pela ocupação de espaços de poder e a formação da Bancada do Cocar, o material reforça a importância da participação das mulheres indígenas no cenário político nacional. A Bancada do Cocar, uma iniciativa liderada pelas Mulheres Indígenas Biomas, tem como objetivo amplificar as vozes das primeiras brasileiras no parlamento, destacando suas pautas de preservação da identidade cultural e da saúde ancestral.

A Bancada do Cocar nasce da luta aguerrida e incansável das mulheres indígenas, que buscam ocupar espaços de poder e de tomada de decisão, desafiando-se a sair do chão dos territórios para o Congresso Nacional. É chegada a hora da luta e engajamento coletivo em busca de uma grande revolução política e ambiental, capaz de produzir novas relações de solidariedade e coletividade por meio de valores e princípios do comum, em profundo desejo de construir o bem viver global.  Pensando no processo formativo e informativo das mulheres indígenas candidatas da bancada do cocar, reconhecemos a importância de nos posicionarmos na política institucional, participando de forma efetiva e direta das decisões do país, com a cor, a luta e a garra das primeiras brasileiras, as Mulheres Indígenas.

A cartilha também aborda questões contemporâneas, como o impacto da desinformação e da inteligência artificial na propaganda eleitoral, além de oferecer orientações sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no contexto eleitoral. O documento foi estruturado para ser uma referência prática, acessível e inclusiva, garantindo que mais mulheres indígenas estejam preparadas para participar ativamente da política institucional do país.

Com o lançamento desta cartilha, a ANMIGA reafirma seu compromisso com a equidade de gênero e com a luta contínua pelos direitos dos povos originários, buscando fortalecer ainda mais a participação indígena nas câmaras municipais, prefeituras e no Congresso Nacional.

Para acessar a Cartilha para Candidatas Indígenas clique no link abaixo.

Cartilha para Candidatas Indígenas

 

Contato para imprensa:

Nome do contato: Keila Guajajara – Coordenadora de Comunicação da ANMIGA
Telefone: (99) 98276-9253
E-mail: anmigacomunicacao@gmail.com

Compartilhe:
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support